segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Iniciando os trabalhos!


Este blog é destinado à divulgação e operacionalização dos trabalhos do Centro de Apoio Psicossocial Infantil, situado na Travessa Ana Vani 44, Jardim dos Estados Campo Grande MS.

Nesse espaço estaremos publicando textos relacionados às temáticas :

transtornos mentais, crianças e adolescentes e intervenções terapêuticas.

2 comentários:

  1. Olá! Sou uma das T.Os que trabalha no Capsi em Campo Grande.. Venho participar desta iniciativa tao interessante.. Quero sempre contribuir na troca de informações, materias e estudos..Para começar deixo um textinho "explicativo" sobre a TERAPIA OCUPACIONAL.. Espero que gostem e comentem também..
    A Terapia Ocupacional

    Profissão centrada em atividades. A atividade não deve ser encarada como tendo função meramente recreativa ou de ocupar. Sua finalidade é recuperar a capacidade de voltar a fazer algo e combater a falta de vontade. É indicada para aquelas pessoas que estão em estado de desorganização, isolamento, com a vontade comprometida, entre outros sintomas. A atividade faz com que a pessoa se organize, planeje e possa desenvolver sua criatividade e funcionalidade. Não se trata meramente de fazer uma tapeçaria, uma peça de cerâmica ou um desenho. Trata-se de concluir uma tarefa objetiva, propiciando à pessoa a constatação concreta de que ela tem capacidade para executá-la. Fazemos sim o uso de atividades artesanais, mas para cada atividade existe uma ANÁLISE, e nosso objetivo maior não é a produção, perfeição ou comércio da peça confeccionada, mas sim o valor terapêutico que cada atividade tem sobre o indivíduo em ação, a relação criada em ambiente terapêutico e fora deste, além da oportunidade de mostrar ao paciente que ele é capaz, independente do grau de comprometimento existente. Nós, terapeutas ocupacionais, não dominamos todas as técnicas de trabalhos artesanais, não sabemos o “modo de fazer” de todos os trabalhos, mas juntamente com outros profissionais, parceiros, podemos (re) construir a auto-estima de nossos pacientes, trabalhar habilidades cognitivas e motoras e por fim torná-los serem atuantes e participativos no contexto pessoal e social.

    ResponderExcluir
  2. Poxa pessoal..cadê os comentários???
    Bom, estamos no ritmo da Páscoa e quero desejar a toda Equipe e pacientes uma Feliz Pascoa.. mta coisa "doce" em nossas vidas!!

    ResponderExcluir